Canvas para negócios:o que é e como funciona esta ferramenta

Canvas para negócios:o que é e como funciona esta ferramenta

Tempo de leitura: 4 minutos

O Canvas para negócios é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para auxiliar e orientar a estruturação de novos modelos de negócios ou empresas já existentes.

Nesse sentido, o modelo de canvas para negócios é um instrumento que facilita a visualização dos aspectos mais relevantes para o negócio, como por exemplo, a proposta de valor e o relacionamento com clientes.

Dessa forma, o Canvas para negócios ajuda os gestores do negócio a identificar rapidamente os pontos mais importantes para a gestão eficiente da empresa.

Assim como, facilita investidores a identificar potenciais oportunidades de investimento em novos ou já consolidados modelos de negócios.

No post de hoje, vamos apresentar tudo para você entender o que é e como funciona o modelo de canvas para negócios.

Continue com a gente e aprenda a utilizar esta ferramenta tão importante para o sucesso da sua empresa.

Canvas para negócios: o que é e como funciona

O modelo de Canvas para negócios foi idealizado em 2004 pelo professor suiço Alexander Osterwalder.

É uma forma simplificada (e ilustrada) de apresentar o business plan de quaisquer tipos de modelos de negócios e, principalmente, a proposta de valor que a empresa quer entregar ao mercado.

A palavra canva significa “tela”, em português e é uma referência a uma pintura onde, em uma só tela, apresenta todos os “detalhes da obra”.

Nesse sentido, quase como uma forma de metodologia ágil, o modelo de canvas para negócios possibilita ilustrar os principais conceitos do negócio em 9 blocos, seu público alvo, suas parcerias, seus custos, receitas, dentre outros.

9 blocos do Canvas para negócios

  1. Proposta de valor
  2. Segmentos de clientes
  3. Canais
  4. Relacionamento com clientes
  5. Atividades-chave
  6. Parcerias principais
  7. Recursos-chave
  8. Fontes de receitas
  9. Estrutura de custos

1.Proposta de Valor

Neste bloco, você deve informar o que a sua empresa vai entregar para o mercado, identificando os seus produtos e serviços.

Nesse momento, é fundamental deixar bem claro quais os diferenciais competitivos dos seus produtos ou serviços e quais os valores você deseja oferecer aos seus clientes.

Pode ser uma solução para algum problema, a satisfação de um desejo, a melhoria de uma situação atual, dentre outros.

2.Segmentos de Clientes

Aqui, é preciso definir seu público alvo e suas personas. Explicitar quem é seu cliente, suas características, objetivos, perfil, hábitos e desejos; segmentando em grupos, quando possível.

3.Canais

Os canais são as formas como os seus produtos ou serviços serão disponibilizados para o consumo dos seus clientes.

Podem ser canais próprios ou intermediários, físicos ou digitais, por exemplo.

E, de acordo com a quantidade de elos dessa cadeia de distribuição, podem existir diversas oportunidades de otimizar a competitividade do seu negócio.

4.Relacionamento com Clientes

Este bloco deve ser preenchido com as estratégias e iniciativas do seu negócio para criar e manter um bom relacionamento com seus clientes.

A ideia aqui é demonstrar as ações que serão realizadas para ganhar novos clientes e fidelizar os atuais, consolidando o vínculo deles com a sua empresa e aumentando a probabilidade de novas compras.

5.Atividades-Chave

Neste bloco, você vai pontuar as iniciativas que serão colocadas em prática para a realização da missão do negócio e a entrega da proposta de valor ao mercado, de acordo com aquilo que foi projetado.

Devem ser incluídas as atividades primárias e secundárias, de acordo com a sua relevância para a consecução da missão e da visão estratégica do negócio.

6.Parcerias Principais

No mundo globalizado atual, cada vez mais as empresas precisam atuar em rede para aumentar a sua competitividade.

Assim, é fundamental contar com as melhores parcerias para colocar em prática as estratégias do negócio.

Neste contexto, é importante selecionar os parceiros mais adequados ao negócio e manter um relacionamento saudável com fornecedores, intermediários e até concorrentes, em algumas situações.

Assim, este bloco apresenta as parcerias chave para a realização da proposta de valor do negócio.

7.Recursos-Chave

Os recursos que são necessários para a consolidação do negócio, como pessoas, equipamentos, infraestrutura, conhecimento, dentre outros insumos, devem ser explicitados neste bloco.

É aconselhável ordená-los em ordem de prioridade para facilitar a leitura e o entendimento do Canvas para negócios.

8.Fontes de Receita

Dá onde vem o dinheiro que paga a existência do negócio? Investimentos próprios ou de terceiros, venda de (quais) produtos e serviços, empréstimos, dentre outras fontes.

É importante detalhar os valores e como são as formas que a empresa disponibiliza para recebimentos, como por exemplo, formas de pagamento, descontos, cartão, cash, dentre outras.

9.Estrutura de Custos

Aqui entram todos os custos inerentes à entrega da sua proposta de valor.

Tudo aquilo que é gasto para custear as operações do negócio e que, quando corretamente controlado pode aumentar ainda mais a lucratividade e a competitividade da empresa.

Entenda mais sobre como aplicar o canvas para negócios na sua empresa

Agende um call com nosso time e conheça mais detalhes como você pode utilizar a ferramenta Canvas para negócios para deixar suas operações ainda mais eficientes e sua empresa melhor posicionada frente aos seus clientes e a possíveis investidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *