Big Hairy Audacious Goals (BHAGs) é um termo criado por James Collins e Jerry Porras em seu livro “Empresas Feitas para Vencer” (Built to Last, 1994).
Mas o que é BHAG?
O termo BHAGs se refere a objetivos ambiciosos, desafiadores e inspiradores a longo prazo para uma organização.
Esses objetivos são frequentemente considerados “ousados” porque parecem quase impossíveis de alcançar, e “peludos” porque são grandes, difíceis e complexos. Então:
Big – grande
Hairy – peludo
Audacious – audacioso
Goal – objetivo
Qual a importância de estabelecer BHAGs?
A ideia por trás dos BHAGs é que, quando uma organização estabelece um objetivo ambicioso e inspirador, isso pode motivar e mobilizar todos para alcançar a meta.
Ou seja, metas desafiadoras incentivam seus funcionários, fornecedores e clientes a trabalharem em conjunto para alcançar os objetivos propostos.
Os BHAGs também podem ajudar a orientar as decisões de uma organização e fornecer uma direção clara para sua visão de longo prazo.
Como definir BHAGs eficientes?
Os BHAGs devem ser definidos de uma forma que sejam claramente entendidos e comunicados a todos os membros da organização.
Eles devem ser específicos o suficiente para serem compreendidos, mas também vagos o suficiente para permitir a flexibilidade e criatividade na forma como serão alcançados.
Além disso, os BHAGs devem conter metas desafiadoras, mas ainda assim realistas e alcançáveis.
Um exemplo de um BHAG é o objetivo da NASA de enviar um homem à Lua até o final dos anos 1960.
Esse objetivo ambicioso e inspirador mobilizou a agência, seus funcionários e parceiros para trabalhar juntos em direção a essa meta desafiadora.
E, como sabemos, sua realização teve um impacto significativo na tecnologia e na sociedade como um todo.
Qualquer negócio pode se valer do BHAG?
Na realidade, os BHAGs não são adequados para todas as organizações ou situações.
Alguns objetivos mais modestos e realistas podem ser mais apropriados, dependendo da cultura organizacional, dos recursos disponíveis e do setor em que a organização opera.
Tudo é uma questão de reconhecimento das possibilidades reais de cada negócio.
Quem foram os criadores do BHAG?
James Collins e Jerry Porras são dois escritores e pesquisadores americanos que se destacaram no campo da gestão empresarial e liderança.
Eles são mais conhecidos por seu livro “Empresas Feitas para Vencer” (Built to Last, 1994), que se tornou um best-seller internacional e uma referência na área de gestão empresarial.
James Collins
James Collins é formado em matemática e recebeu um MBA e um doutorado em Administração pela Universidade de Stanford.
Antes de se tornar escritor e consultor em gestão empresarial, Collins trabalhou como professor na Universidade de Stanford e na Universidade do Colorado.
Ele também fundou e liderou uma empresa de consultoria em gestão empresarial chamada “The Growth Project”.
Jerry Porras
Jerry Porras também estudou na Universidade de Stanford, onde obteve um bacharelado em engenharia civil e um mestrado em administração de empresas.
Ele trabalhou como professor de administração na Universidade de Stanford e na Universidade Nacional de Cingapura.
Porras também fundou e liderou uma empresa de consultoria em gestão empresarial chamada “The Change Alliance”.
Os dois autores trabalharam juntos na elaboração de pesquisas e publicações sobre liderança, gestão empresarial e estratégia corporativa.
Também escreveram outros livros juntos, incluindo “Feitas para Durar” (Built to Last Fieldbook) e “Empresas que Sobrevivem e Prosperam” (Beyond Entrepreneurship).
Tipos de BHAGs
Existem diferentes tipos de BHAGs que uma organização pode adotar, dependendo de suas necessidades, recursos e objetivos.
São relacionados à obtenção de resultados financeiros significativos.
Como aumentar a receita, reduzir os custos, aumentar o lucro ou obter um retorno sobre o investimento específico.
2. BHAGs de mercado:
Buscam expansão ou conquista de um mercado, como aumentar sua participação, entrar em novos ou lançar um produto inovador para uma nova categoria de clientes.
3. BHAGs de produto:
Relacionados ao desenvolvimento de produtos, criar um produto revolucionário, expandir a linha ou melhorar a qualidade e a funcionalidade dos produtos existentes.
BHAGs de branding:
Contemplam a construção da marca da organização, aumentando o reconhecimento da marca, sua reputação ou estabelecer a marca como líder em sua categoria.
BHAGs de sustentabilidade:
São objetivos que focam na área ambiental e social.
Procuram reduzir as emissões de carbono, implementar práticas de negócios éticas e responsáveis ou promover a equidade social e a diversidade.
BHAGs de crescimento:
Orientados ao crescimento da organização, como expandir as operações, aumentar o número de funcionários ou alcançar um certo tamanho ou escala.
Descubra como definir BAHGs de acordo com o potencial do seu negócio
Entenda como os BAGHs devem fazer parte do planejamento estratégico da sua empresa para orientar a execução em direção à visão deslumbrada. Agende um call com nosso time.
Julian Tonioli é CEO e sócio-fundador da Auddas e tem mais de 20 anos de experiência em Estratégia, Vendas, Operações e M&A. É formado em Engenharia Naval, pela POLI – USP, Mestre em Supply Chain Management e Product Development Management, pela POLI – USP. Além de ser Investidor-anjo e BoD Member de empresas no setor de Serviços e Tecnologia e mentor no G4 Educação e responsável pelos conteúdos de Planejamento Estratégico, Finanças e M&A.
Experiência:
- Gerente Geral – Diretoria de Eng. & Manufatura na T-Systems
- COO e Presidente na Spring Wireless (atualmente Spring Global Solutions)
- COO BIG Market (holding de consolidação na área de e-commerce)
- CEO da AchieveMore