Ambidestria organizacional: confira a tendência da nova gestão

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar sobre o conceito de ambidestria organizacional? 

A ambidestria organizacional é essencial para o sucesso a longo prazo de uma empresa, permitindo que ela inove continuamente enquanto mantém eficiência em suas operações. 

Implementar a ambidestria organizacional requer uma abordagem holística que envolva diversos tipos de cultura organizacional, estrutura, processos e liderança.

O que é ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional refere-se à capacidade de uma organização equilibrar e integrar efetivamente duas atividades aparentemente contraditórias: exploração e explotação.

  • Exploração: relacionada com busca de novas oportunidades, experimentação, inovação e adaptação a mudanças no ambiente. É uma abordagem mais voltada para o futuro.
  • Explotação: refere-se à eficiência operacional, melhoria contínua e otimização de processos existentes. É uma abordagem mais voltada para o presente.

Ou seja, na prática, significa inovar com eficiência contínua.

Esses termos foram introduzidos pelo professor da Universidade de Stanford (EUA) James G. March, em 1991.

Em seus estudos, ele argumentou que as organizações bem-sucedidas precisam ser capazes de explorar novas oportunidades e aproveitar as competências e os recursos existentes.

Como funciona a ambidestria organizacional?

A ambidestria organizacional requer a capacidade de equilibrar essas atividades divergentes. 

Isso significa criar estruturas, processos e uma cultura que permitam à organização explorar novas oportunidades enquanto ainda mantém eficiência nas operações existentes.

Como aplicar este modelo de gestão na minha empresa?

A ambidestria organizacional pode ser aplicada na sua empresa por meio de investimentos para o desenvolvimento e otimização de:

  • Cultural Organizacional
  • Estrutura Organizacional
  • Processos de Gestão
  • Liderança

Cultura Organizacional:

Promova uma cultura que valorize tanto a inovação quanto a eficiência. Isso envolve incentivar a experimentação, tolerar o risco e aprender com os erros.

Estrutura Organizacional:

Crie uma estrutura organizacional flexível que permita a colaboração entre diferentes partes da organização, facilitando a comunicação e o compartilhamento de conhecimento.

Processos de Gestão:

Desenvolva processos de gestão que permitam a avaliação contínua do desempenho atual e a identificação de oportunidades para inovação.

Liderança:

Líderes devem ser capazes de equilibrar a busca de novas oportunidades com a gestão eficaz do dia a dia. Além de promover uma mentalidade ambidestra em suas equipes.

Vantagens da ambidestria organizacional

1. Inovação Sustentável:

A ambidestria permite que uma organização inove continuamente, mantendo a eficiência em suas operações.

2. Adaptação a Mudanças:

Capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente de negócios.

3. Competitividade:

Empresas ambidestras estão melhor posicionadas para enfrentar a concorrência e explorar novas oportunidades de mercado.

Desafios da ambidestria organizacional

  • Conflito de Prioridades: tensão entre as diferentes atividades de exploração e exploração, resultando em possíveis atritos.
  • Resistência à Mudança: resistência interna à mudança, especialmente se a cultura organizacional não favorecer a inovação.
  • Gerenciamento de Recursos: a distribuição de recursos entre atividades de exploração e explotação pode ser desafiador.

Exemplos de organizações ambidestras

1. Google (Alphabet Inc.):

A Google é um exemplo de ambidestria organizacional.

Enquanto mantém seu foco na melhoria contínua e otimização de seus produtos existentes, como o mecanismo de busca, ela também investe em novas oportunidades de exploração. 

Google Glass, Google Brain (inteligência artificial) e o projeto de carros autônomos (Waymo), demonstram a capacidade da empresa de equilibrar os dois lados.

2. 3M:

A 3M é conhecida por sua capacidade de inovação constante. 

Enquanto mantém um portfólio de produtos tradicionais, a 3M também incentiva os funcionários a dedicarem uma parte significativa do tempo em projetos de pesquisa e desenvolvimento. 

A 3M introduziu produtos inovadores, como o Post-it, que resultaram de uma cultura ambidestra que promove tanto a eficiência quanto a inovação.

3. Amazon:

A Amazon é um exemplo clássico de ambidestria. 

Ela começou como uma livraria online, mas rapidamente diversificou seus negócios para incluir uma variedade de produtos e serviços.

Podemos citar aqui os serviços de computação em nuvem (AWS), dispositivos eletrônicos (Kindle, Echo), streaming de mídia (Amazon Prime Video) e aquisições como a Whole Foods. 

Enquanto otimiza suas operações existentes, a Amazon está constantemente explorando novas oportunidades e mercados.

4. Apple:

A Apple é conhecida por equilibrar a exploração de novas tecnologias com a otimização de seus produtos existentes. 

Enquanto aprimora constantemente seus dispositivos, como o iPhone e o MacBook, também introduz produtos inovadores, como o iPod, iPad e Apple Watch. 

A empresa investe pesadamente em atividades diferentes de pesquisa e desenvolvimento para se manter na vanguarda da inovação tecnológica.

5. Procter & Gamble (P&G):

A P&G é uma empresa que manteve um equilíbrio efetivo entre gestão da eficiência operacional e inovação ao longo do tempo. 

Ela gerencia uma extensa linha de produtos de consumo, otimizando processos de fabricação e distribuição.

Ao mesmo tempo, também introduz regularmente novos produtos e inovações em resposta às mudanças nas preferências dos consumidores.

A ambidestria organizacional pode ser aplicada ao seu negócio?

Saiba mais sobre organizações que conseguiram incorporar tanto a exploração quanto a explotação em suas práticas de negócios para garantir sucesso a longo prazo.

Converse com nosso especialista em estruturação de empresas e entenda tudo sobre a ambidestria organizacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *