O que é Pitch Deck? Aprenda para apresentar um negócio

Tempo de leitura: 3 minutos

O investidor, antes de tudo, quer conhecer o seu negócio e saber se ele é saudável. Para isso, elaborar um pitch deck é extremamente importante para convencê-lo a investir na sua empresa.

Entretanto, convencer uma pessoa a “gastar” dinheiro nem sempre é uma tarefa tão fácil assim. Ela sempre apresenta objeções e precisa de informações claras sobre seu negócio, indicadores mais relevantes (KPIS), segmento, maturidade, entre outras coisas. Tudo isso deve estar no seu pitch deck.

Ou seja, seu investidor precisa estar minimamente por dentro do seu negócio. Isso pode gerar um certo desconforto em você, mas é o custo para garantir segurança a quem irá aplicar dinheiro na sua empresa.

Portanto, nesse artigo iremos abordar o que é um pitch deck, para que serve, como fazer, tipos e exemplos diferentes para convencer seu investidor.

Pitch Deck

O que é Pitch Deck?

O conceito de pitch deck é muito simples. Em resumo, é uma apresentação geral e, ao mesmo tempo, breve do seu negócio, de forma que os investidores consigam entender o que sua empresa faz e sua potencial geração de lucro.

Em outros termos, é uma exposição do que é o seu negócio, como ele está e onde ele quer chegar.

Sendo assim, antes da apresentação, o empreendedor precisa ter em mente quais as informações mais importantes para agregar valor ao seu negócio. Dessa forma, o investidor sente maior segurança para dar os próximos passos.

Categorias e exemplos para Pitch Deck

Elevator pitch

O conceito do Elevator Pitch é que você está em um elevador e precisa apresentar seu negócio antes que chegue no próximo andar. Ele é mais objetivo e deve contar poucos segundos (30s a 60s).

Exemplo: “minha empresa é a Caneta Cá, fabricamos e distribuímos canetas há mais de 15 anos para todo o Brasil. Se precisar avaliar um orçamento, me passa seu celular e chamo você no Whatsapp.”

Pitch apresentação

Este você já tem mais tempo para se apresentar (3min a 7min). Além disso, você também pode aprofundar melhor no seu negócio e apresentar slides mostrando seu diferencial.

Algumas dicas para slides:

  • Use uma linguagem simples
  • Faça uma linha do tempo
  • Experimente um design chamativo
  • Coloque o problema que está sendo resolvido
  • Inclua dados relevantes do seu negócio.

Pitch para investidores

É o momento de você destrinchar o máximo de informações relevantes sobre o seu negócio. Geralmente, quem apresenta costuma usar no máximo de 10 a 15 slides. Dessa forma, apresenta seus concorrentes, estratégia, gráficos, histórico etc.

Como fazer um Pitch Deck?

Defina um objetivo principal

Esse primeiro passo definirá a qualidade do seu pitch. Todos os seus próximos passos serão baseados nele. Então, tenha clareza do seu propósito!

Trabalhe a proposta de valor

Para convencer seu investidor, ele precisa notar o valor do seu negócio. Procure transmitir de forma simples quais problemas seu produto solucionam e o porquê ele deve investir na sua empresa.

Elabore um roteiro

Depois desses 2 primeiros passos, está na hora de colocar as ideias e informações de forma lógica. Tente elaborar uma sequência que qualquer pessoa consiga entender sem a necessidade de ficar avançando ou retrocedendo sua apresentação.

Acrescente informações objetivas e relevantes

Não vai ficar enchendo linguiça na hora de apresentar seu pitch, hein? Se você não for claro e objetivo, com certeza a pessoa que está ouvindo ficará entediada e se perguntando “por que ele está me falando isso?”.

Use o design ao seu favor

Mais que uma apresentação bonitinha, o design pode empoderar sua apresentação. Números pequenos tornam-se grandes com um design bem feito. Ou seja, não é estética, mas sim estratégia!

Depois do Pitch Deck

Não se assuste. É comum não fechar negócio logo após o término do pitch!

Primeiramente, porque seu ouvinte, dependendo da proposta, terá que validar e amadurecer a ideia que você apresentou no Pitch Deck. Dessa forma, torna-se sua obrigação realizar follow-ups e manter o canal aberto com o lead.

Além disso, podemos apoiar você na compra ou venda de uma empresa (M&A) ou busca por investimento. Clique aqui para falar com um de nossos consultores!

2 Comentários


  1. Aqui é a Ana Lima, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Responder

  2. Aqui é a Mariana De Oliveira, gostei muito do seu artigo
    tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *