Tempo de leitura: 5 minutos
O Balanced Scorecard (BSC) é uma das ferramentas de gestão utilizadas para alinhar as operações diárias de acordo com o planejamento estratégico. Neste sentido, o mapa estratégico BSC é um dos seus principais instrumentos de monitoramento.
Isto porque o mapa estratégico BSC ilustra claramente e de forma visual, como o valor é criado pela organização. Assim, os colaboradores podem estar em constante contato com as estratégias, objetivos e metas da empresa, facilitando o sucesso da execução estratégica.
Continue com a gente e conheça mais detalhes sobre a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), suas características, principais perspectivas e como elaborar o mapa estratégico BSC para o seu negócio.
O que é Balanced Scorecard e como funciona o mapa estratégico BSC
O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão, planejamento e execução estratégica que leva em conta:
- A priorização na execução de projetos, produtos e serviços;
- A necessidade de comunicação do que a companhia está tentando realizar;
- Acompanhamento do progresso e medição dos principais KPIs em direção às metas e aos objetivos definidos nas estratégias;
- O alinhamento diário das atividades cotidianas com as estratégias traçadas.
Dimensões de análise do Balanced Scorecard
O sistema BSC propõe a análise de quatro dimensões distintas e principais do e para o seu negócio. E o mapa estratégico BSC, como falaremos em seguida, pode facilitar a sua visualização. São elas:
- A DIMENSÃO FINANCEIRA: ilustra a performance financeira do negócio e a utilização dos recursos disponíveis.
- A DIMENSÃO DO CLIENTE: pontua o desempenho da empresa sob a perspectiva do cliente e dos seus principais stakeholders – qual a imagem que o cliente tem do seu negócio?
- A DIMENSÃO DOS PROCESSOS INTERNOS: demonstra a eficiência e a qualidade dos processos realizados no âmbito da entrega do valor projetado, ou seja, seus produtos, serviços ou outros importantes processos do negócio.
- A DIMENSÃO DA CAPACIDADE DE APRENDIZADO E CRESCIMENTO (INOVAÇÃO) DA ORGANIZAÇÃO: verifica a capacidade da organização em implementar suas missão e visão, conforme planejadas.
Neste contexto, são considerados os aspectos relacionados ao seu capital humano, cultura, tecnologia, infraestrutura e demais capacidades que são essenciais para um desempenho inovador.
Como montar o Balanced Scorecard e o seu mapa estratégico BSC
O conceito do Balanced Scorecard (BSC) nada mais é do que o entendimento de que para ter uma estratégia compreensiva e vencedora, não são apenas resultados quantitativos financeiros que importam.
Mas sim, uma combinação de algumas medidas quantitativas e qualitativas que envolvem as quatro dimensões típicas de um negócio, como demonstrado acima:
- financeira, clientes (mercado);
- eficiência interna (operações);
- aprendizado e crescimento (inovação).
Neste sentido, qualquer estratégia de sucesso sempre balanceia essas quatros dimensões em algum grau, portanto, não há uma necessidade “de forçar” esse equilíbrio, pois ele é natural.
Para montar o seu Balanced Scorecard, em primeiro lugar, você precisa formular a essência da sua estratégia e, a partir daí, andar de trás para frente para construir seu plano estratégico.
Por último, precisa definir quais conjuntos de métricas e indicadores (KPIs) que apontam que você está no caminho certo.
Passo a passo para montar e implementar seu Balanced Scorecard
Para ajudar a elaborar o seu Balanced Scorecard e o mapa estratégico BCS você pode fazer as seguintes perguntas nesta sequência:
- Onde quero estar e por quê?
- Como chego lá?
- Com quem chego lá?
- O que cada um faz para isso?
- Qual o prazo?
- Qual o custo?
- Como eu meço e garanto que estamos no caminho certo?
Assim, para implementar seu BSC você precisa definir qual a sua estratégia e desdobrar a execução da mesma ao redor dos 4 pilares e dimensões.
Esta tarefa pode ser facilitada com a utilização do mapa estratégico BSC, na medida que ele promove a fácil e rápida visualização das metas e dos objetivos traçados, além dos indicadores chave (KPIs) definidos.
Com a definição das ações e metas para cada uma das estratégias é preciso determinar os pesos (relevância) de cada uma, de forma a estabelecer focos e prioridades para os times executivos.
Após a avaliação da estratégia e o desenvolvimento da Missão, Visão e Objetivos, o modelo de negócio definirá a ordem de prioridade das dimensões do seu Balanced Scorecard.
A criação do mapa estratégico BSC em si, tem início com a identificação, pela empresa, dos objetivos de melhorias necessárias para alcançar sua visão e metas.
Em seguida, os objetivos são para cada uma (e todas) as dimensões e, com o uso de setas de causa e efeito, são indicados os fluxos de criação de valor.
Como o mapa estratégico BSC pode auxiliar na execução estratégica?
Antes de mais nada, o mapa estratégico BSC é um gráfico que apresenta de forma simples, a relação de causa e efeito entre cada um dos objetivos estratégicos definidos.
Com a explicitação das metas, objetivos e ações através de imagens, a comunicação da estratégia é melhorada e potencializada.
Isto porque, de uma forma geral, o aprendizado das pessoas através da visualização de figuras é muito mais rápido do que se fosse comunicado de forma escrita.
Ademais, o processo para a elaboração do mapa estratégico BSC faz com que toda a equipe concorde em fazer o que precisa ser feito, de uma forma simples e fácil de ser entendido.
Assim, com um mapa estratégico BSC bem desenvolvido, cada um dos colaboradores e gestores do seu negócio pode ver (e entender) como seu trabalho contribui de forma efetiva para o sucesso da organização.
Conheça mais sobre o Balanced Scorecard e a elaboração do mapa estratégico BSC acessando o nosso conteúdo exclusivo para donos de negócios, como você. Confira o blog da Auddas.
Link permanente
Só dicas boas, Adorei seu post.